É aquela que visa impedir o desenvolvimento de determinada doença.
Consiste na realização de atividade física regular, parar de fumar, evitar uso abusivo de álcool, realizar imunizações (vacinas), entre outras.
Consiste em diagnosticar precocemente doenças já existentes, mas que estão na fase subclínica, ou seja, ainda não deram sintomas. Alguns exemplos:
Doença cardiovascular
A prevenção deste grupo de doenças consiste na aferição da pressão arterial, realização de exames para rastreio de diabetes e dislipidemia, realizar ultrassom de abdome para diagnosticar aneurisma de aorta abdominal (especialmente importante em homens tabagistas entre 65 e 75anos).
Osteoporose
Através da realização de densitometria óssea se consegue diagnosticar esta doença, que costuma ser assintomática. É um agravo que consiste na redução da densidade mineral óssea, o que leva a fragilidade do osso e aumento do risco de fraturas. Quando estas ocorrem é que a doença dá sinal, através da dor. Portanto, é muito importante o diagnóstico precoce da doença para tratamento, antes que a complicação de uma fratura ocorra.
Demência
Através da aplicação de testes cognitivos e da avaliação da funcionalidade do paciente, por meio de escalas, pode-se ter diagnóstico precoce de um quadro demencial, que quanto antes diagnosticado e tratado, melhor será a evolução.
Neoplasias
Através da realização de exames como ultrassom, mamografia, colonoscopia, pode-se diagnosticar neoplasias em fase inicial, mesmo que não tenham dado sintomas, o que é essencial para o sucesso do tratamento.
Consiste na realização de medidas para evitar ou minimizar incapacidades que possam ser causadas por doenças já estabelecidas, como insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica, Doença deParkinson, Doença de Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral e outras.
Especialmente para estes pacientes a assistência de uma equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, nutricionista, fonoterapeuta, enfermeiro, terapeuta ocupacional) é de grande importância.
O geriatra, ao realizar a Avaliação Geriátrica Ampla, consegue identificar as fragilidades do paciente e indicar a melhor abordagem para minimizar as consequências dos agravos.